Momix

MOMIX



A Cia Momix nasceu no ano de 1981 em Washington, Connecticut, no nordeste rural do estado. Já com trinta anos de estrada a Cia segue misturando técnicas circenses com o surrealismo. O nome da companhia que é o nome de um suplemento alimentar de vitelos, pode também ter vindo do nome do próprio fundador Moses Pendlenton, MO de Moses e MIX que quer dizer mistura, mistura de Moses.
Moses Pendlenton além de fundador é também diretor e coreógrafo da Cia. Atuou como membro fundador da Cia. Pilobolus (que desenvolve um trabalho semelhante ao Momix), até fundar a sua própria Cia.  Ele garante em seus trabalhos um elevado conceito estético e diz que transforma a dança em um espetáculo de magia. O sucesso do Momix transformou Moses em uma das maiores estrelas no mundo da coreografia.
Conhecida internacionalmente por apresentar um trabalho de excepcional criatividade e beleza física. A cia. Momix que já se apresentou nos cinco continentes inovou através de jogos de luz, ilusionismo, humor e do próprio corpo humano. Não só no palco, mas os trabalhos do Momix também se destacam na televisão e no cinema. Já recebeu encomendas de trabalhos para empresas como Fiat e Mercedes Benz.
Além de sua singularidade artítisca a companhia norte americana se torna diferente por realizar um trabalho sem fins lucrativos. Também se destaca por ser composta por bailarinos, acrobatas e ilusionistas de vanguarda. Para realizar todas as turnês que são convidadas a companhia conta com três equipes, há um grupo de bailarinos que viaja pelos Estados Unidos, outro fixado na Europa e o terceiro realiza as turnês nos demais lugares do mundo. Tudo com um olhar bem atento de Moses, pois nada acontece no Momix sem passar pela aprovação dele.
Dos trabalhos do Momix é importante resaltar os seis principais:

Baseball
Este trabalho foi baseado no passatempo americano. Trata desde a origem até os movimentos do jogador. Uma dança atlética, desnuda e, como disseram alguns críticos, muito bem humorada e descrita como uma viagem surreal ao estádio dos sonhos!

Passion
Uma combinação de sonho, magia, luzes e louvor. Seus dois criadores, Moses Pendleton e Peter Gabriel, exploram a paixão em vários sentidos, transmitem uma leitura corporal numa seqüência de acontecimentos que criam um raciocínio etéreo e carnal do tema.

Opus Cactus
As cores, movimentos e imagens projetadas são inspirados na atmosfera desértica do sudoeste americano, na imensidão, aridez, temperatura, criaturas e jogo de sombras; tem como elemento fundamental o saguaro, uma espécie de cacto que vive 200 anos ou mais, pode chegar a 15 m de altura e pesar quase 10 toneladas!

Lunar Sea
A intenção é perder a gravidade. Moses queria criar algo no oceano ou no espaço: corpos que brilham num espetáculo de sonhos, bailarinos flutuando no palco, em movimentos lânguidos e envolventes, onde se destacam corpos acesos que criam formas.

reMIX
Na comemoração de aniversário do Momix, Momix Remix é uma representação de todos os sete espetáculos que compõem a história de vida da companhia, que baseia a sua identidade numa mistura entre dança e ilusionismo, uma releitura de sua evolução.

Botanica
Plantas e animais que vivem no planeta, criaturas fictícias, míticas e pré-historica,estações, afrodisíacos e energia renovável. Esse espetáculo, traz em forma de fantasia, imagens, luzes e adereços, complementando nos corpos,  conceitos de cores e formas,  a metamorfose sucinta dos seres e dos acontecimentos que dão enredo ao show de dança-ilusionismo.

Ainda em atuação o Momix continua misturando dança, teatro e acrobacias e seus trabalhos continuam a misturar a dança de vanguarda e os elementos de ilusionismo. Hoje, o grupo de dança vende como água. Basta pisar em alguma cidade para esgotar a bilheteria. O motivo: os espetáculos agradam a qualquer tipo de plateia.






Sugestões de vídeos da Cia. Momix:


















Referências Bibliográficas:












Trabalho desenvolvido pela acadêmica Maiara Gonçalves.

Download dos arquivos desse trabalho: